Redação destaque: "A demarcação de terras indígenas no Brasil: garantia constitucional de justiça histórica ou entrave ao desenvolvimento econômico contemporâneo?", por Pedro Henrique B. Pereira
Destaque da Semana:
Nosso(a) aluno(a) Pedro Henrique B. Pereira conquistou o destaque da semana ao desenvolver o tema "A demarcação de terras indígenas no Brasil: garantia constitucional de justiça histórica ou entrave ao desenvolvimento econômico contemporâneo?". Orientada pelo(a) professor(a) Eli, produziu um texto no gênero artigo de opinião, direcionado ao vestibular da UFU.
Para conhecer a proposta de redação completa e se desafiar com o mesmo tema, basta acessar o link abaixo.
Abrir coletânea (PDF)
Para conhecer a proposta de redação completa e se desafiar com o mesmo tema, basta acessar o link abaixo.
Abrir coletânea (PDF)No livro “A vida não é útil”, de Ailton Krenak – pilar central da nossa luta pelos direitos indígenas –, a ideia de que o extrativismo deve ser integralmente voltado ao lucro é duramente criticado, já que se trata de uma ideologia gravemente destrutiva ao meio ambiente e completamente destoante da filosofia de nossos ancestrais, baseada na harmonia do homem com a mãe natureza. Nesse contexto, percebo, infelizmente, a ampla discordância, por parte de muitos brasileiros, em relação às ideias desse intelectual, visto que a demarcação de terras indígenas é observada como um atraso econômico ao país, em vez de ser considerada um repouso para o meio ambiente. Dessa forma, enquanto um ativista indígena, sinto-me na obrigação de ressaltar a importância de uma legislação que assegure a manutenção de áreas livres do “progresso” branco e o perigo do pensamento desenvolvimentista para o futuro humano. A partir desse cenário, noto que, em vez de o Estado tentar contribuir para a demarcação de nossas terras, ele ativamente procura impedir a ocorrência de tal vital processo. Essa parcialidade do governo pode ser vista na aprovação da PEC do Marco Temporal pelo Senado em dezembro de 2025, que garantiu aos povos indígenas o direito aos territórios que estavam comprovadamente ocupados ou em disputa até 5 de outubro de 1988. Muitos podem ingenuamente pensar que tal proposta irá finalmente assegurar uma justiça histórica ao nosso povo, mas ela ignora um fato fundamental: inúmeros povos indígenas foram expulsos de seus territórios muito antes desse período, por meio de violência, de deslocamentos forçados e de processos de colonização. Como, então, poderíamos comprovar hoje a ocupação de terras das quais fomos removidos décadas – ou até séculos – atrás? Podemos ver com clareza o malabarismo político que o poder público realiza para nos retirar de nossa própria casa e, assim, conseguir devastá-la livremente para atingir seu badalado “progresso”. Ademais, fico, cada dia mais, com medo da cegueira que esse pensamento atraso-desenvolvimentista traz para o homem branco, que analisa nossa terra apenas pela lente sanguinária do lucro, e não pela ótica de proteção contra a crise climática. Nesse sentido, ao refletir sobre tal visão patogênica, lembro-me logo de Renê Descartes, filósofo racionalista que afirmava que a natureza deveria ser entendida apenas como uma ferramenta para o avanço humano. Mesmo séculos depois, a tese anacrônica de tal pensador continua presente na contemporaneidade, em que muitos só observam a natureza de modo predatório e, consequentemente, tratam-na apenas como uma fonte de recursos, não percebendo nela a chave da salvação da humanidade da crise climática, noção que já havíamos percebido desde o princípio. Prova disso é um dado do próprio governo federal, que indica que a demarcação de nossas terras contribui para um maior cuidado ambiental e, por conseguinte, para o combate às mudanças climáticas. Tal necessária ação iria amenizar o estrago do extrativismo doentio do homem branco, que pensa estar levando desenvolvimento ao seu país, mas apenas o aproxima do apocalipse climático. Portanto, a verdade é que, enquanto o Estado não parar de se opor ao sábio Krenak, por meio de leis que sadicamente potencializam a violenta mentalidade desenvolvimentista do homem branco, ficaremos mais próximos de padecermos todos perante as mudanças ambientais, não existindo lucro ou “progresso” que nos salve. José
Pedro Henrique B. Pereira

Comentários
Postar um comentário