Redação destaque: "A demarcação de terras indígenas no Brasil: garantia constitucional de justiça histórica ou entrave ao desenvolvimento econômico contemporâneo?", por Pedro Henrique B. Pereira


Destaque da Semana:

    Nosso(a) aluno(a) Pedro Henrique B. Pereira conquistou o destaque da semana ao desenvolver o tema "A demarcação de terras indígenas no Brasil: garantia constitucional de justiça histórica ou entrave ao desenvolvimento econômico contemporâneo?". Orientada pelo(a) professor(a) Eli, produziu um texto no gênero artigo de opinião, direcionado ao vestibular da UFU.

Para conhecer a proposta de redação completa e se desafiar com o mesmo tema, basta acessar o link abaixo.

Abrir coletânea (PDF)

    No livro “A vida não é útil”, de Ailton Krenak – pilar central da nossa luta pelos direitos indígenas –, a ideia de que o extrativismo deve ser integralmente voltado ao lucro é duramente criticado, já que se trata de uma ideologia gravemente destrutiva ao meio ambiente e completamente destoante da filosofia de nossos ancestrais, baseada na harmonia do homem com a mãe natureza. Nesse contexto, percebo, infelizmente, a ampla discordância, por parte de muitos brasileiros, em relação às ideias desse intelectual, visto que a demarcação de terras indígenas é observada como um atraso econômico ao país, em vez de ser considerada um repouso para o meio ambiente. Dessa forma, enquanto um ativista indígena, sinto-me na obrigação de ressaltar a importância de uma legislação que assegure a manutenção de áreas livres do “progresso” branco e o perigo do pensamento desenvolvimentista para o futuro humano.     A partir desse cenário, noto que, em vez de o Estado tentar contribuir para a demarcação de nossas terras, ele ativamente procura impedir a ocorrência de tal vital processo. Essa parcialidade do governo pode ser vista na aprovação da PEC do Marco Temporal pelo Senado em dezembro de 2025, que garantiu aos povos indígenas o direito aos territórios que estavam comprovadamente ocupados ou em disputa até 5 de outubro de 1988. Muitos podem ingenuamente pensar que tal proposta irá finalmente assegurar uma justiça histórica ao nosso povo, mas ela ignora um fato fundamental: inúmeros povos indígenas foram expulsos de seus territórios muito antes desse período, por meio de violência, de deslocamentos forçados e de processos de colonização. Como, então, poderíamos comprovar hoje a ocupação de terras das quais fomos removidos décadas – ou até séculos – atrás? Podemos ver com clareza o malabarismo político que o poder público realiza para nos retirar de nossa própria casa e, assim, conseguir devastá-la livremente para atingir seu badalado “progresso”.     Ademais, fico, cada dia mais, com medo da cegueira que esse pensamento atraso-desenvolvimentista traz para o homem branco, que analisa nossa terra apenas pela lente sanguinária do lucro, e não pela ótica de proteção contra a crise climática. Nesse sentido, ao refletir sobre tal visão patogênica, lembro-me logo de Renê Descartes, filósofo racionalista que afirmava que a natureza deveria ser entendida apenas como uma ferramenta para o avanço humano. Mesmo séculos depois, a tese anacrônica de tal pensador continua presente na contemporaneidade, em que muitos só observam a natureza de modo predatório e, consequentemente, tratam-na apenas como uma fonte de recursos, não percebendo nela a chave da salvação da humanidade da crise climática, noção que já havíamos percebido desde o princípio. Prova disso é um dado do próprio governo federal, que indica que a demarcação de nossas terras contribui para um maior cuidado ambiental e, por conseguinte, para o combate às mudanças climáticas. Tal necessária ação iria amenizar o estrago do extrativismo doentio do homem branco, que pensa estar levando desenvolvimento ao seu país, mas apenas o aproxima do apocalipse climático.     Portanto, a verdade é que, enquanto o Estado não parar de se opor ao sábio Krenak, por meio de leis que sadicamente potencializam a violenta mentalidade desenvolvimentista do homem branco, ficaremos mais próximos de padecermos todos perante as mudanças ambientais, não existindo lucro ou “progresso” que nos salve.     José

Pedro Henrique B. Pereira

Comentários