Redação destaque: "O território como fundamento da existência dos povos indígenas", por Rafaela Caldas
Destaque da Semana:
Nosso(a) aluno(a) Rafaela Caldas Fleury Borges conquistou o destaque da semana ao desenvolver o tema "O território como fundamento da existência dos povos indígenas". Orientada pelo(a) professor(a) Letícia Braz, produziu um texto no gênero dissertação aberta, direcionado ao vestibular da Fuvest.
Para conhecer a proposta de redação completa e se desafiar com o mesmo tema, basta acessar o link abaixo.
Abrir coletânea (PDF)
Para conhecer a proposta de redação completa e se desafiar com o mesmo tema, basta acessar o link abaixo.
Abrir coletânea (PDF)A predação geográfica indígina
O Estatuto do Índio, de 1973, afirma ser competência da União a proteção das comunidades indígenas e a preservação de seus direitos. No entanto, apesar de ser um importante avanço para a democracia brasileira, tal norma não tem se apresentado efetiva no asseguramento do bem-estar desses povos, visto que práticas predatórias continuam a comprometer a preservação de suas reservas e, concomitantemente, segundo a CNN, a aumentar a violência contra comunidades originárias. Nesse sentido, é fato que a existência dos povos tradicionais é ameaçada pela constante situação de risco de seus territórios, devido principalmente a interesses econômicos extrativistas e, também, ao silenciamento histórico dessas populações.
Diante desse contexto de vulnerabilidade dos povos nativos, é importante destacar que as demarcações territoriais são descumpridas no país em razão das explorações econômicas, uma vez que os interesses capitalistas ocidentais continuam a vislumbrar a natureza como um bem a ser explorado. Nesse sentido, cita-se o líder político yanomami Davi Kopenawa, que expõe como a destruição da floresta colapsa a homeostase que sustenta a vida dos povos tradicionais. Nessa perspectiva, as ambições mercadológicas intensificam esse rompimento do equilíbrio ao invadirem e ao destruírem o meio natural, ocupado legalmente por populações tradicionais, em busca de minérios como ouro, bauxita, ferro e manganês a serem comercializados. Prova desse abuso é o ouro extraído ilegalmente da terra indígena Yanomami, que, consequentemente, impacta o meio socioambiental da comunidade – por meio de contaminação da água e do solo com mercúrio, de epidemias e de insegurança alimentar –, revelando que as práticas vinculadas à lógica de mercado corrompem a sobrevivência das comunidades indígenas.
Ademais, observa-se que o contexto histórico brasileiro de ocupação invisibiliza o protagonismo dos povos originários, que são constantemente vistos como inferiores pela ótica etnocêntrica, e dificulta a sua permanência no território. Sobre isso, é relevante citar Márcia Kambeba, que, em seu poema “Índio eu não sou”, denuncia a inferiorização dos povos ancestrais, a qual foi imposta por práticas neocoloniais de dominação cultural que remontam ao período do Brasil no século XVI. Sob esse viés, a homogeneização de povos distintos, por meio de nomeações genéricas – como “índio” –, é responsável por apagar a pluralidade de identidades presentes no território nacional e, por conseguinte, por desvincular o pertencimento originário às suas terras. Um exemplo desse processo de generalização pode ser observado na retomada realizada por uma comunidade do povo Pataxó, os Comexatibá, pois, quando órgãos públicos tratam todos os grupos indígenas de forma homogênea, sem considerar as especificidades de cada comunidade, silenciam suas territorialidades, comprometendo processos de demarcação mais adequados e colocando em risco a continuidade de suas tradições.
Portanto, a verdade é que, enquanto os objetivos financeiros e a invisibilização dos povos indígenas persistirem, as comunidades originárias brasileiras – essenciais também para a identidade nacional – permanecerão ameaçadas quanto às suas sobrevivências dentro de seus próprios domínios originais, que, em tese, deveriam ser protegidos pelo próprio governo do país.
Rafaela Caldas


Comentários
Postar um comentário